sábado, 21 de setembro de 2013

A história do município de Vitorino Freire-MA

Antes de ter se emancipado administrativamente e ter ganho o nome de Vitorino Freire, o lugar onde se situa a cidade foi denominado Centro dos Boas, em homenagem ao lavrador Boaventura Ribeiro, que ali chegou com sua família em 1938. Com o aumento da população, em 1944 o povoado recebeu um novo nome, Água Branca. Em 1948 recebeu o nome de Vila Senador Vitorino Freire. Em 25 de setembro de 1952, torna-se cidade e recebe o nome de Vitorino Freire, tendo como primeiro prefeito Sant'Clair Martins Pereira, e o vice Raimundo Thiago Avilino de Sousa. Atualmente a cidade abastece municípios ao redores.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 28.900 habitantes. Sua área é de 1.123 km², representando 0.3382% do Estado e 0.0132% de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.594, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Economia[editar]

A economia de Vitorino Freire é baseada na agricultura e pecuária, tendo como destaque as culturas de mandiocaarroz,milho e feijão. Bem como a produção de carne e leite.
O Extrativismo também está presente na vida do vitorinense, A extração da amêndoa do Babaçu foi e ainda é a única fonte de renda de famílias inteiras. O Babaçu também é muito aproveitado, seu fruto e a casca (como é chamado todo o residuo depois da extração da amêdoa) é utilizada para produção de carvão, suas palhas são utilizadas para produção de cestos(tiracó, cofo ou pacará), esteiras, coberturas de casas. A Parte central de sua palha é utilizada em paredes de casas e cercas. Sua amêndoa fornece um óleo utilizado na culinária, na produção de sabão, cosméticos e também pode ser utilizado na produção de Biodiesel. A Palmeira também fornece palmito.

Educação

Atualmente a educação Vitorinense está entre as melhores do Maranhão, com um índice de educação elevado. A cidade conta com excelentes escolas municipais e estaduais, tais como o Centro de Ensino Rui Barbosa(rede estadual) atualmente entre as melhores escolas da região do Médio Mearim, contamos também com o Centro de Ensino Aparício Bandeira(rede estadual), todo ano essas escolas se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio e também no cenário educacional maranhense, como excelentes estudantes, contamos também com a Escola Família Agrícola.

Universidades[editar]

  • Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA)
  • Faculdade do Maranhão (FACAM)

Turismo

O município possui belezas naturais, como o Rio Grajaú e o Lago do Remanso, na fronteira com a cidade de Santa Inês (Maranhão) e também com Altamira do Maranhão.
O Carnaval do município atrai foliões de toda Região do Médio Mearim, sendo umas das festas folclóricas mais tradicionalmente da cidade, onde as pessoas saem do Retorno e seguem com desfiles e fantasias até a Praça Governador José Sarney. A segunda feira é tradicionalmente o Bloco das Fuleiras, onde os homens se fantasiam de mulheres e seguem nos blocos de rua da cidade.
Em julho ha uma grande festa, que é a Vaquejada de Vitorino Freire, quando vem vaqueiros e foliões de todo o Brasil, com uma das maiores premiações do Circuito de Vaquejadas do Maranhão, sua vaquejada é comentada em todo o Estado, depois da vaquejada tem festa com algumas atrações nacionais no Club do Forró, uma banda de forró típica é o Forró Sacode que acompanha a vários anos consecutivos a vaquejada vitorinense.
Entre os dias Sexta, Sábado e domingo a cidade conta como uma opção de laser alternativa, o Club Drink Dance, um dos mais tradicionais da cidade, que sempre lota fazendo a curtição da população.
A cidade também conta com Pedra do Salgado, um enorme monumento natural.

Meios de comunicação

A cidade é munida de sistemas de televisão representados pelas estações TV Grajaú (afiliada Rede Record) e TV Tarumã (afiliada SBT), a cidade conta com retransmissora da TV Mirante (afiliada Rede Globo).

Referências

  1. Jump up Resultado Final eleições 2012 no Maranhão. Página visitada em 13/01/2013.
  2. ↑ Jump up to:a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  3. Jump up IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  4. Jump up Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  5. Jump up Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. ↑ Jump up to:a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário