http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVX0LDSDAnchS1nkL7iqUKN4ber-IBc20W_6YygEA78WYEd99qO8t_RDnJOkrKhbRqnXurZNWRAfgAEsnbGyTlIOT3CRCyFND6DftaQobl3LQ7_oKs6bxOHYDFxf1D3HvNWKC0_MA3k4nY/s400/midia.jpg&imgrefurl=http://picadanamidia.blogspot.com/2011/10/pos-graduacao-em-midias-na educacao.html&h=400&w=384&sz=41&tbnid=PdVPONfK8IVUoM:&tbnh=90&tbnw=86&zoom=1&usg=__VfataFIlX61Q3W2zogD9ssiox1g=&docid=Tddi04fbJNiNBM&sa=X&ei=4nouUpiOII2A9QT2uYHIBQ&ved=0CEcQ9QEwAg&dur=255
Mídia e Educação
O que é
Mídia = todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens.
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Educação = aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.
Fonte: Dicionário Houaiss
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Educação = aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano; pedagogia, didática, ensino.
Fonte: Dicionário Houaiss
A educomunicação é a inter-relação entre a comunicação e a educação. No processo de educação pela comunicação, a criança e o jovem experimentam a participação ativa na produção dos produtos em comunicação, o desafio de se negociar e encontrar caminhos que viabilizem a construção coletiva, a reflexão realidade e a percepção da possibilidade de intervirem positivamente na realidade.
Por que utilizar?
A criança e o adolescente aprendem quando se vêem instigados e interessados pelo assunto e partem para a pesquisa, elaboração e produção próprias. Assim, eles desenvolvem habilidades que antes não tinham a oportunidade de desenvolver, devido ao ambiente escolar restrito à convencional sala de aula.
Destas práticas são a produzidos fanzines e jornais, fotografias, vídeos, jornal-mural, rádio-escola, sites em processos educativos e muitos outros materiais em comunicação. As crianças e jovens participam de um caminho pelo conhecimento muito mais completo e criativo.
A relação entre a comunicação e a educação estimula crianças, adolescentes e educadores a utilizarem a mídia como instrumento de mobilização e crítica social. Ao proporcionar um ambiente em que os jovens estão à frente dos processos de pensar e produzir comunicação, estas crianças e jovens são sensibilizados a tomarem consciência de sua realidade social e a agirem como cidadãos pensantes e ativos, capazes de dialogar com sua própria realidade - além de aguçar a crítica aos meios de comunicação.
A criança e o adolescente aprendem quando se vêem instigados e interessados pelo assunto e partem para a pesquisa, elaboração e produção próprias. Assim, eles desenvolvem habilidades que antes não tinham a oportunidade de desenvolver, devido ao ambiente escolar restrito à convencional sala de aula.
Destas práticas são a produzidos fanzines e jornais, fotografias, vídeos, jornal-mural, rádio-escola, sites em processos educativos e muitos outros materiais em comunicação. As crianças e jovens participam de um caminho pelo conhecimento muito mais completo e criativo.
A relação entre a comunicação e a educação estimula crianças, adolescentes e educadores a utilizarem a mídia como instrumento de mobilização e crítica social. Ao proporcionar um ambiente em que os jovens estão à frente dos processos de pensar e produzir comunicação, estas crianças e jovens são sensibilizados a tomarem consciência de sua realidade social e a agirem como cidadãos pensantes e ativos, capazes de dialogar com sua própria realidade - além de aguçar a crítica aos meios de comunicação.
Mas o objetivo principal dessas atividades é contribuir significativamente no processo de construção da cidadania, do exercício de direitos e deveres e de uma sociedade mais justa - a partir do exercício do direito à expressão e à comunicação.
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. Constituição Federal de 1988 |
Onde acontece?
Os processos de educomunicação são difundidos, no Brasil, por instituições de ensino e pesquisa, iniciativas da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas da área de comunicação.
Projetos como o Educom Rádio, do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, o Lata Net, da organização não-governamental Oficina de Imagens, de Belo Horizonte (MG), e o Comunicação e Cultura, de Fortaleza (CE), são exemplos expressivos de como a mídia pode ser usada nos processos de educação e mobilização social. Conheça mais as experiências em educomunicação em Iniciativas.
No Paraná, a Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência criou o Núcleo de Comunicação e Educação, que atualmente é responsável por vários projetos que inter-relacionam a comunicação e a educação, como o Luz, Câmera, Paz, o Navegando nos Direitos e o Catavento, além de outras ações de mobilização que têm o objetivo de difundir as práticas de educomunicação no estado.
Os processos de educomunicação são difundidos, no Brasil, por instituições de ensino e pesquisa, iniciativas da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas da área de comunicação.
Projetos como o Educom Rádio, do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, o Lata Net, da organização não-governamental Oficina de Imagens, de Belo Horizonte (MG), e o Comunicação e Cultura, de Fortaleza (CE), são exemplos expressivos de como a mídia pode ser usada nos processos de educação e mobilização social. Conheça mais as experiências em educomunicação em Iniciativas.
No Paraná, a Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência criou o Núcleo de Comunicação e Educação, que atualmente é responsável por vários projetos que inter-relacionam a comunicação e a educação, como o Luz, Câmera, Paz, o Navegando nos Direitos e o Catavento, além de outras ações de mobilização que têm o objetivo de difundir as práticas de educomunicação no estado.
E o site Mídia e Educação?
O Site Mídia e Educação é um espaço para a divulgação de experiências de educamunicação desenvolvidas em todo o país. Aqui, o educador, crianças e jovens relatam e apresentam os produtos (jornal,vídeo, fotografia, revista, jornal-mural, etc) em que utilizaram a comunicação como ferramenta educacional.
O que vale aqui é o relato da experiência pela voz do próprio educador - para que a experiência de praticar educamunicação por um educador de escola do nordeste brasileiro sirva de exemplo e estímulo a um educador de escola do sul do país. Com esta troca os educadores, formais ou informais, compartilharem conhecimentos e realidades. O site é todo construído pelos educadores, seja pela publicação de artigos, de propostas de atividades de educomunicação, pela divulgação de notícias de iniciativas desenvolvidas com crianças e jovens.
Educador - se sinta a vontade, este espaço é seu.
Texto extraído do site: http://www.ciranda.org.br:9080/site/publico/midiaeducacao/view.jsp?conteudo=midia-educacao.html
Aqui vamos conhecer como surgiu a ideia e como esta indo nos dias de hoje a existência das Brinquedoteca.
ResponderExcluirOrigem das Brinquedotecas
Nos anos da grande depressão econômica americana, por volta de 1934, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, de que as crianças estavam roubando brinquedos; o diretor chegou à conclusão que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham em com o que brincar. Iniciou então um serviço de empréstimo de brinquedos como um recurso comunitário. Este serviço existe até hoje e é chamado Los Angeles Toy Loan.
Em 1963, surgia na Suécia em Estocolmo a primeira Lekotec (Ludoteca, em sueco), com o objetivo de emprestar brinquedos e dar orientação às famílias de crianças com necessidades especiais, tendo como filosofia básica o valor da estimulação através do brinquedo.
Na Inglaterra, a partir de 1967, surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).
E assim foram surgindo Toy Libraries, Lekoteks, Ludotecas por diversos países, tais como: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, China. Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Noruega, Portugal, República da Irlanda, Suíça...
Mas foi em 1981, em São Paulo na Escola Indianópolis que surgiu pela primeira vez o termo BRINQUEDOTECA usado com uma concepção diferente dos modelos existentes, visto que aquelas eram baseadas nos brinquedos e a nossa no brincar, na humanização do atendimento. O desejo de estender o trabalho com os brinquedos e criar espaços que propiciassem a atividade lúdica livre e espontânea levou a profª Nylse Cunha
Mais tarde, para suprir as necessidades de falta de espaço e continuar promovendo o direito ao desenvolvimento, foram criadas as brinquedotecas móveis, chamados BRINQUEDEIROS .
Aquela criança internada que não pode sair do seu leito, fica feliz, pois o brincar vai até ela. Escolas que não possuem espaço para montar sua brinquedoteca, , com o BRINQUEDEIRO podem levar o brincar a todas as salas de aula, graças não só à possibilidade de deslocar o brinquedeiro mas principalmente pela organização e conservação que ele proporciona. Fonte: http://www.brinqueduca.com.br
CAM
ResponderExcluirO CAM é um “rip” feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.
TELESYNC (TS)
Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada.
texto extraido do curso Formatologia das mídioas (Learncafe)
TV E VÍDEO NA EDUCAÇÃO
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Finalmente a televisão e o vídeo estão chegando à sala de aula. E deles se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem.
TV e vídeo ajudam o bom professor, atraem os alunos, mas não modificam substancialmente a relação pedagógica.
Aproximam a sala de aula das linguagens e temas do cotidiano da sociedade urbana, mas também introduzem problemas para o processo de ensino-aprendizagem.
TEXTOS
O Vídeo na Sala de Aula - Prof. Moran.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/video.htm