terça-feira, 17 de setembro de 2013

       É importante lembrar que nenhum material didático  pode, por mais bem elaborado que seja, garantir, por si  só, a qualidade e a efetividade do processo de ensino e  aprendizagem.
Eles cumprem a função de mediação e não  podem ser utilizados como se fossem começo, meio e fim  de um processo didático.tirado


CARTAZ DE PREGAS
O cartaz de pregas ou quadro de pregas é um recurso visual versátil, de fácil confecção, pouco dispendioso e útil para o professor. Serve como suporte de  informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser usado em qualquer área de ensino, inclusive no ensino da leitura e da escrita.
A base é uma superfície retangular de cartão, cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e sobre elas prende-se uma outra folha de papel pardo ou espelho pregueado no sentido horizontal. Para fazer pregas, marcar a folha de papel de 3,5 cm e 7 cm, 3,5 e 7 cm até terminar o papel e dobrar fazendo pregas, depois prender as pregas nas extremidades usando um grampeador. Para arrematar, usar fita adesiva.
As pregas podem ser colocadas na frente e também no verso, sendo ainda mais úteis.
As tarjetas que serão utilizadas no quadro ou cartaz de pregas podem ser feitas com pedaços de cartolina ou papel-cartão, devendo ter 3,5 cm a mis abaixo das letras ou ilustrações, para que se encaixem nas pregas. As tarjetas podem ser feitas colocando-se no verso palitos de sorvete que, depois, vão ser encaixados nas pregas do cartaz ou quadro de pregas.
Algumas sugestões que poderão ser usadas no quadro de pregas:
• Para ensinar leitura e escrita: fichas com sílabas ou letras. O professor pode cortar as palavras que desejar em sílabas e letras, trabalhando com a classe: a formação de palavras conhecidas, de palavras novas e de palavras que comecem ou terminem com o mesmo som (ex.: lata - pata - mata).
• Para ensinar leitura e escrita: fichas com palavras. Pedir aos alunos para colocar a sentença em ordem. Colocar no cartaz a mesma palavra que o professor escreveu na lousa.
• Fichas para jogos (discriminação visual, auditiva, gravuras de histórias para ordenação temporal, desenhos diversos, etc.). Veja a figura 1, abaixo.
• Fichas para tornar mais objetivos os conceitos matemáticos, contagem, conjuntos, operações fundamentais, etc.
• Veja a abaixo figura 2Referências bibliográficas
BRITTO, Neyde Carneiro & MANATTA, Valdelice L. Bastos.Didática especial. São Paulo: Editora do Brasil, s.d.
FERREIRA, Oscar Manuel de Castro & SILVA JUNIOR, Plínio Dias da Silva.Recursos audiovisuais para o ensino.São Paulo: EPU, 1995.
IESDE BRASIL S/A.Curso normal. Curitiba: IESDE, 2002. (Módulo 2).
LEITE, Lígia Silva. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
MARCOZZI, Alayde Madeira et all.Ensinando à criança.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
NÉRICI, Imídeo.Introdução à Didática Geral.Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d.
PARRA, Nélio.Técnicas audiovisuais de educação. São Paulo: Pioneira, 1985.
ZÓBOLI, Graziella.Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo, Ática, 1996.
casfeitosaeva.blogspot.com.br/2010/08/cartaz-de prega.html?showComment=1358380991417#c7004651052811392470
OK
wwwmarcelacris.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-um-quadro-de-pregas.html

objetivos:
conhecer os materiais e os equipamentos didáticos em uso nas escolas brasileiras.
Desenvolver habilidades básicas necessárias à conservação, à manutenção e ao  emprego desses equipamentos no ambiente escolar, por meio de reflexões sobre  um contexto educacional criativo, inclusivo e de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de um perfil profissional técnico, gestor e educador.
É importante lembrar que nenhum material didático  pode, por mais bem elaborado que seja, garantir, por si  só, a qualidade e a efetividade do processo de ensino e  aprendizagem. Eles cumprem a função de mediação e não  podem ser utilizados como se fossem começo, meio e fim  de um processo didático. Assim, se um filme for apresentado em uma aula de história, pode ter sua projeção, por  vezes, interrompida para fixar cenas, discutir com os alunos, e seguida pela produção de um texto avaliativo. Ou  seja, o material didático deve-se integrar num ciclo mais  completo de ensino-aprendizagem.
Aprendemos:
1% por meio do gosto
1,5 % por meio do tato
3,5 % por meio do olfato
11 % por meio da audição
83 % por meio da visão
Logo, o uso de muitos e variados recursos visuais é estratégia das mais acertadas.
Retemos:
10 % do que lemos
20 % do que escutamos
30 % do que vemos
50 % do que vemos e escutamos
70 % do que ouvimos e logo discutimos
90 % do que ouvimos e logo realizamos
Portanto, optar por aulas que associam teoria e prática,  contribuem para a efetiva construção e sedimentação  do conhecimento.


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