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É
importante lembrar que nenhum material didático
pode, por mais bem elaborado que seja, garantir, por si só, a qualidade e a efetividade do processo
de ensino e aprendizagem.
Eles
cumprem a função de mediação e não podem
ser utilizados como se fossem começo, meio e fim de um processo didático.tirado
CARTAZ DE PREGAS
O cartaz de pregas ou quadro de
pregas é um recurso visual versátil, de fácil confecção, pouco dispendioso e
útil para o professor. Serve como suporte de
informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser
usado em qualquer área de ensino, inclusive no ensino da leitura e da escrita.
A base é uma superfície retangular
de cartão, cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e sobre elas prende-se
uma outra folha de papel pardo ou espelho pregueado no sentido horizontal. Para
fazer pregas, marcar a folha de papel de 3,5 cm e 7 cm, 3,5 e 7 cm até terminar
o papel e dobrar fazendo pregas, depois prender as pregas nas extremidades
usando um grampeador. Para arrematar, usar fita adesiva.
As pregas podem ser colocadas na
frente e também no verso, sendo ainda mais úteis.
As tarjetas que serão utilizadas no
quadro ou cartaz de pregas podem ser feitas com pedaços de cartolina ou papel-cartão,
devendo ter 3,5 cm a mis abaixo das letras ou ilustrações, para que se encaixem
nas pregas. As tarjetas podem ser feitas colocando-se no verso palitos de
sorvete que, depois, vão ser encaixados nas pregas do cartaz ou quadro de
pregas.
Algumas sugestões que poderão ser
usadas no quadro de pregas:
• Para ensinar leitura e escrita:
fichas com sílabas ou letras. O professor pode cortar as palavras que desejar
em sílabas e letras, trabalhando com a classe: a formação de palavras
conhecidas, de palavras novas e de palavras que comecem ou terminem com o mesmo
som (ex.: lata - pata - mata).
• Para ensinar leitura e escrita:
fichas com palavras. Pedir aos alunos para colocar a sentença em ordem. Colocar
no cartaz a mesma palavra que o professor escreveu na lousa.
• Fichas para jogos (discriminação
visual, auditiva, gravuras de histórias para ordenação temporal, desenhos
diversos, etc.). Veja a figura 1, abaixo.
• Fichas para tornar mais objetivos
os conceitos matemáticos, contagem, conjuntos, operações fundamentais, etc.
• Veja a abaixo figura 2Referências bibliográficas
BRITTO, Neyde Carneiro &
MANATTA, Valdelice L. Bastos.Didática especial. São Paulo: Editora do Brasil,
s.d.
FERREIRA, Oscar Manuel de Castro
& SILVA JUNIOR, Plínio Dias da Silva.Recursos audiovisuais para o
ensino.São Paulo: EPU, 1995.
IESDE BRASIL S/A.Curso normal.
Curitiba: IESDE, 2002. (Módulo 2).
LEITE, Lígia Silva. Tecnologia
Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes,
2003.
MARCOZZI, Alayde Madeira et
all.Ensinando à criança.Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
NÉRICI, Imídeo.Introdução à Didática
Geral.Rio de Janeiro: Ed. Científica, s.d.
PARRA, Nélio.Técnicas audiovisuais
de educação. São Paulo: Pioneira, 1985.
ZÓBOLI, Graziella.Práticas de
ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo, Ática, 1996.
casfeitosaeva.blogspot.com.br/2010/08/cartaz-de
prega.html?showComment=1358380991417#c7004651052811392470
OK
wwwmarcelacris.blogspot.com.br/2013/04/como-fazer-um-quadro-de-pregas.html
objetivos:
conhecer os materiais e os equipamentos didáticos em uso nas
escolas brasileiras.
Desenvolver habilidades básicas necessárias à conservação, à
manutenção e ao emprego desses
equipamentos no ambiente escolar, por meio de reflexões sobre um contexto educacional criativo, inclusivo e
de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de um perfil profissional técnico,
gestor e educador.
É importante lembrar que nenhum
material didático pode, por mais bem
elaborado que seja, garantir, por si só,
a qualidade e a efetividade do processo de ensino e aprendizagem. Eles cumprem a função de
mediação e não podem ser utilizados como
se fossem começo, meio e fim de um
processo didático. Assim, se um filme for apresentado em uma aula de história,
pode ter sua projeção, por vezes,
interrompida para fixar cenas, discutir com os alunos, e seguida pela produção
de um texto avaliativo. Ou seja, o
material didático deve-se integrar num ciclo mais completo de ensino-aprendizagem.
Aprendemos:
1% por meio do gosto
1,5 % por meio do tato
3,5 % por meio do olfato
11 % por meio da audição
83 % por meio da visão
Logo, o uso de muitos e variados
recursos visuais é estratégia das mais acertadas.
Retemos:
10 % do que lemos
20 % do que escutamos
30 % do que vemos
50 % do que vemos e escutamos
70 % do que ouvimos e logo discutimos
90 % do que ouvimos e logo realizamos
Portanto, optar por aulas que
associam teoria e prática, contribuem
para a efetiva construção e sedimentação do conhecimento.
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