sexta-feira, 13 de setembro de 2013

RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SOCIAIS E PROFISSIONAIS
OS RELACIONAMENTOS PODEM EXISTIR POR VÁRIOS MOTIVOS
Nós podemos nos relacionar com as pessoas profissionalmente ou simplesmente porque tivemos empatia por ela(s), ou ainda por vários outros motivos. O que devemos avaliar no momento do relacionamento é o seu propósito, principalmente para que não se tenha ambivalência nas interpretações.
No momento, falamos do ponto de vista profissional. Se as pessoas aprendessem a se relacionar profissionalmente de forma correta, poderíamos evitar muitos problemas nos locais de trabalho.
No ambiente de trabalho o que predomina e o que devemos avaliar são as condições para uma verdadeira harmonia entre o homem e o trabalho e vice versa.
Identificando o real motivo e o propósito de um relacionamento, estaremos caminhando dentro de um processo evolutivo para alcançarmos com êxito um bom relacionamento com os nossos colegas de trabalho.
A base concreta para um bom relacionamento é ter percepção dos nossos deveres e obrigações, e dos limites e regras que fazem a relação social ser harmônica.
OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS
1. FALE COM AS PESSOAS. Não há nada tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amáveis.
2. SORRIA PARA AS PESSOAS. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME PELO NOME. A música mais suave para muitos, ainda continua sendo o próprio nome.
4. SEJA AMIGO E PRESTATIVO. Se você quer ter um amigo, seja um amigo.
5. SEJA CORDIAL. Fale e haja com toda sinceridade: tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer.
6. INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELOS OUTROS. Mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam também têm valor para você, de forma espontânea, sem precisar se envolver diretamente.
7. SEJA GENEROSO EM ELOGIAR, CAUTELOSO EM CRITICAR. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.
8. SAIBA CONSIDERAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo.
9. PREOCUPE-SE COM A OPINIÃO DOS OUTROS. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE APRESENTAR UM EXCELENTE TRABALHO. O que realmente vale nessa nossa vida é aquilo que fazemos pelos outros.
O homem precisa aprender a conhecer a si mesmo, e ter equilíbrio e percepção em suas atitudes.
Respeito, espaço, direitos, deveres, obrigações, valores, são regras que não basta conhecer, precisamos colocá-las em prática. Assim, estaremos entrando na linha do contínuo crescimento, e então o homem entenderá que ele é o único responsável por tudo o que lhe acontecer na vida.
A consciência humana do crescimento necessita ser despertada e todos nós temos a capacidade de fazê-la; mas, muitas vezes, por comodidade preferimos deixá-la dormir. E então percebemos que dez anos passam muito rápido, e que mais dez vêm chegando, e enfim continuamos a atribuir as nossas responsabilidades a outras pessoas e não percebemos que esta continua sendo a atitude mais fácil e o caminho pior.
Texto extraído do curso Excelência nas relações humanas ( Learncafe)

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